As inscrições para a IV Turma de Formação Antirracista no Direito e na Tecnologia estão abertas!

Seta

Como Fazer um Algoritmo, Direitos Humanos, Inteligência Artificial e Direitos Digitais

Processamento e reconhecimento de imagem, Criminologia e Evolução histórica e Introdução à LGPD

Marco Civil da Internet, Machine Learning, Reconhecimento Facial e Direito Antidiscriminatório

Mercado de Trabalho  e Tecnologia, Ativismo Social  e Tecnologia

Seta

Celso Oliveira

Codiretor Executivo do Aqualtune Lab; Formado em Engenharia Agrícola, UFV,1992; Mestrado em Engenharia Agrícola e Eletrificação Rural, UFV, 1995; Doutorado em Agronomia e Eficiência Energética, Universidad Politécnica de Madrid, 2001; Titulação: Livre-docência em Eletrificação Rural, FEAGRI/UNICAMP, Campinas, 2011; Laboratório: Coordenador do Laboratório de Eficiência Energética e Simulação de Processos. Membro da Comissão de Proteção de Dados da OAB/RJ.

[Como fazer  um algoritmo]

Seta

Ernane Costa

Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2000), Mestre em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1995) e Bacharel em Física pela Universidade Federal de Viçosa (1992). Em 2006, obteve o título de Livre Docência pela Universidade de São Paulo, onde atua como professor coordenando o Laboratório de Física Aplicada e Computacional (LAFAC) na Faculdade de Zootecnia e Engenharia  de Alimentos.

[Inteligência  Artificial]

Seta

Fernanda dos Santos Rodri- gues 

[Direitos Digitais]

Seta

Pesquisadora do Instituto de Referência em Internet e Sociedade - IRIS. Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa Direitos Emergentes na Sociedade Global. Desenvolvo pesquisas na área de direito e internet, com foco para moderação de conteúdo, inteligência artificial e racismo algorítmico.

Ana  Sousa silva

Professora Doutora na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos-USP. Graduada em Física pela Universidade de São Paulo (2002) com Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Zootecnia pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Zootecnia de Precisão, Processamento Digital de Sinais e Análise de Imagens.

[Reconhecimento e processamento  de imagem]

Seta

arthur almeida

Assessor jurídico-administrativo do Aqualtune Lab, Advogado criminalista e sócio fundador do escritório Almeida Barbosa advocacia; Pesquisador em tecnologias e surveillance; Pós-graduando em Advocacia Extrajudicial e Proteção de dados e LGPD; Certificado pela ABPI em Proteção de dados e governança digital. Membro da Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia ABJD, Membro da Comissão de Proteção de Dados da OAB/RJ e membro da Frente de Juristas Negras e Negros do  RJ (FJUNN).

[Criminologia]

Seta

natane santos

Cofundadora do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Luiza Mahin UFRJ, cofundadora do Curso de Extensão Jurista Luiz Gama UFRJ, ex-monitora da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual e da Data Privacy Brasil, membra do AqualtuneLab, colaboradora da Comissão de Proteção de Dados da OAB RJ. Educadora e advogada popular, pesquisadora de Direitos e Novas Tecnologias ( tema: importância da obrigatoriedade de revisão humana de decisoes automatizadas), bacharel em Direito pela Faculdade Nacional de Direito  da UFRJ

[Introdução à  LGDP]

Seta

VALDINEI FREIRE

É formado em Engenharia da Computação (2002) e possui Doutorado em Engenharia Elétrica (2009), ambos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Desde 2011 é professor doutor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades na Universidade de São Paulo (EACH - USP) onde ministra aulas no curso de Sistemas de Informação e faz parte do programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação (PPgSI) na linha de Sistemas Inteligentes. Concentra sua pesquisa em Planejamento Probabilístico e Aprendizado de Máquina, considerando principalmente métodos para tomada de decisão. Integra o grupo de pesquisadores e pesquisadoras do C4AI (Center for Artificial Intelligence), centro criado em 2020 na Universidade de São Paulo em edital conjunto da IBM e FAPESP, no qual também faz parte do Comitê de Inclusão  e Diversidade.

[MACHINE  LEARNING]

Seta

Paulo rená

Pesquisador (Cultura Digital & Democracia) e professor da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais (UniCEUB). Mestre em Direito, Estado e Constituição (UnB). Foi gestor do processo de elaboração coletiva do Marco Civil (Ministério da Justiça). Ativista fundador do Instituto Beta: Internet & Democracia, ONG integrante da Coalizão Direitos na Rede.

[Marco  Civil]

Seta

THALLITA LIMA

Doutoranda em Relações Internacionais pela PUC/RJ, possui mestrado pela mesma instituição e graduação em Relações Internacionais pela UFRJ. Coordenadora de pesquisa do projeto O Panóptico do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) e pesquisadora no grupo de pesquisa DATAS - Rede de pesquisa sobre Dados, Tecnocontrole, Autoridade e Subjetividade, da PUC-Rio. 

[Reconhecimento Facial]

Seta
Seta

MAÍRA  VIDA

Advogada; Cofundadora do AGANJU - Afro Gabinete de Articulação Institucional e Jurídica/ Coalizão Negra por Direitos; Professora ESA- Escola Superior de Advocacia-BA; Pesquisadora em Direitos Humanos, eixo centrado em relações raciais, liberdade religiosa, gênero e economia solidaria; Conselheira Estadual da OAB BA; e, Presidente da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da OAB-BA.

[DIREITO  antidis- criminatório]

Seta

andreza rocha

Fundadora e Diretora Executiva do Afroya Tech Hub. Ativista e aliada pela diversidade, equidade e inclusão de minorias subrepresentadas no ecossistema de TI e Inovação. Acredita na transformação social através da tecnologia.

[MERCADO DE  TRABALHO E  TECNOLOGIA]

Seta

rAÍLA aLVES

Raíla de Melo é ativista e pesquisadora zami, sapatão negra, bacharela em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e advogada. É mestra em Ciências Sociais pelo Departamento de Estudos Latino-Americanos, da Universidade de Brasília (UnB), e Doutoranda em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH/UnB). Foi international fellow no The Center for Black, Brown and Queer+ Studies (2021). Além disso, é pesquisadora associada na Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras e Negros (ABPN) e na Association of Internet Researchers (AoIR). Trabalha, vive e pesquisa temas de gênero, raça e lesbianidades e suas intersecções com as redes sociais e tecnologias

[ativismo  social e tecnologia]