Você sabe quem foi Aqualtune?
Aqualtune foi uma princesa africana, filha do rei do Congo, cuja nação foi invadida no final do século XVI.
Em razão disso, a princesa foi presa e levada para um mercado de escravos e, de lá, enviada para o Brasil. Chegou ao Recife em 1597, mesmo ano em que um grupo de 40 negros fugidos chegou à Serra da Barriga, formando o primeiro núcleo do que seria o Quilombo dos Palmares.
Aqualtune foi vendida como escrava reprodutora e seguiu, já grávida, para uma fazenda, onde ouviu os primeiros boatos sobre um quilombo de resistência e decidiu comandar uma fuga para lá.
De fato, a princesa, que já era conhecida por liderar batalhas no Congo, teria sido responsável por levar em torno de 200 escravos para o Reino dos Palmares, onde se tornou líder.
Ao longo de sua vida, Aqualtune também teve dois filhos guerreiros, a saber, Gamba Zumba e Gana Zona, assim como Sabina, que veio a ser a mãe de Zumbi. Assim, Aqualtune é avó do líder quilombola, Zumbi dos Palmares.
É por isso que o nome do nosso coletivo é AqualtuneLab! Em referência e homenagem a essa incrível mulher negra, que foi símbolo de resistência para a população escravizada e também dentro de sua própria família, que seguiu seus passos em busca da libertação de mais pessoas negras.
Fonte: Observatório do 3º Setor e CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades.