[Aqualtune Viva] — Criptografia e Direitos Humanos
blog colisaodireitosnasredes criptoagosto Paulo RenáCripto Agosto é o tema do mês do Coalisão Direitos Nas Redes (CDR). A segunda edição da campanha valoriza a criptografia como resistência ao tecnoautoritarismo. A criptografia é um recurso
Cripto Agosto é o tema do mês do Coalisão Direitos Nas Redes (CDR). A segunda edição da campanha valoriza a criptografia como resistência ao tecnoautoritarismo. A criptografia é um recurso que protege a segurança das informações a partir do uso de técnicas matemáticas para cifrá-las e decifrá-las. Essa técnica é fundamental para promover maior confiança nas trocas realizadas no ambiente digital, porque ajuda a garantir a disponibilidade, a integridade e a confidencialidade dos dados. A criptografia forte assegura que ninguém consiga acessar a mensagem além das partes envolvidas (nem mesmo o fornecedor do dispositivo ou do canal de comunicação).
Paulo Rená fala da importância da criptografia para que só as partes legítimas da interação tenham acesso e sigilo das mensagens que são trocadas entre si. A s interferência do Estado sobre as questões técnicas das criptografias podem afetar o direito dos cidadãos, como liberdade de expressão e sigilo de dados. A sociedade da informação e a difusão ampla da tecnologia é fruto de uma rede. Em países que sofrem ameaças aos diretos fundamentais, a criptografia e o anonimato garantem e protegem os dados e a liberdade de expressão das pessoas, segundo o Relatório da ONU. David, Keye, propõe no relatório que haja um debate anterior que estabeleça condições restritas e que passe pelo crivo da justiça.