Curso de Formação Antirracista no Direito e na Tecnologia
cursoO Aqualtune Lab é um coletivo com suporte multidisciplinar, empenhado em atravessar questões que comportam direito, tecnologia e antirracismo.
O Aqualtune Lab é um coletivo com suporte multidisciplinar, empenhado em atravessar questões que comportam direito, tecnologia e antirracismo. O curso de Formação Antirracista no Direito e na Tecnologia abrirá novas turmas em breve.
Buscamos estimular o processo de conscientização e diálogo com a sociedade brasileira, promovendo reflexões acerca do epistemicídio, ou seja, no que concerne às sabotagens racistas com o intuito de aniquilar as condições de ser, produzir, enunciar e articular o conhecimento pela perspectiva e narrativa do povo negro. Conheça a nossa equipe de formação.
• Forma de realização – on-line;
• Tempo de duração: 18 horas (3 semanas);
• Aguarde novas turmas!
• Haverá emissão de certificado.
CRONOGRAMA DAS AULAS
MÓDULO 1 | MÓDULO 2 | MÓDULO 3 |
---|---|---|
Manhã | ||
Como fazer um algoritmo Celso Oliveira – SP Direitos Humanos Maíra Vida – BA | Reconhecimento e processamento de imagem Ana Carolina Silva – SP | Machine Learning Alexandre Moura – RJ Marco Civil Paulo Rená -DF |
Tarde | ||
Inteligência Artificial Ernane Xavier – SP Direitos Digitais Bianca Kremer – RJ | Criminologia Arthur Almeida – RJ Direito Antidiscriminatório Camila – SP | Reconhecimento Facial Pablo Nunes- RJ Evolução histórica da proteção de dados e introdução à LGDP Alexandre Moura – RJ |
Nossos Professores:
ANA CAROLINA DE SOUSA SILVA
Professora Doutora na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos-USP. Graduada em Física pela Universidade de São Paulo (2002)
com Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Zootecnia pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Zootecnia de Precisão, Processamento Digital de Sinais e Análise de imagens. Atuando na área de zootecnia de precisão, com ênfase em processamento de sinais biológicos e processamento digital de imagens.
ARTHUR ALMEIDA MENESÊS BARBOSA
Assessor jurídico-administrativo do Aqualtune Lab, Advogado criminalista e sócio fundador do escritório Almeida Barbosa advocacia; Pesquisador em tecnologias e surveillance; Pósgraduando em Advocacia Extrajudicial e
Proteção de dados e LGPD; Certificado pela ABPI em Proteção de dados e governança digital. Membro da Comissão de Proteção de Dados da
OAB/RJ e membro da Frente de Juristas Negras e Negros do RJ (FJUNN).
ALEXANDRE MOURA DA CUNHA
Membro do Aqualtune Lab e da Comissão de Proteção de dados da OAB/RJ. Atua como Manager Service em serviços de Cloud, em uma empresa de tecnologia parceira Microsoft e na área de tecnologia, desde os anos 2000. Formado em Administração pela Universidade do Paraná. Formado em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Pós graduado em Gestão e Governança em tecnologia pelo SENAC. Certificações na área de governança de dados, Segurança da Informação, LGPD e GDPR.
CAMILA LIMA DAS NEVES
Membra do Aqualtune Lab, Advogada; Feminista; Antirracista; Antiproibicionista; Abolicionista. Pesquisadora em Direito, Raça e Tecnologia; Presidente da Comissão de Igualdade Racial OAB
São Paulo– Subseção Santana (2021); Vice-Presidente da Comissão da Mulher Advogada OAB São Paulo – Subseção Santana (triênio
2019/2021); Membra Efetiva da Comissão Permanente da Mulher Advogada, OAB São Paulo; Coordenadora Adjunta do Departamento de Bolsas de Estudos e Desenvolvimento Acadêmico do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM, de São Paulo (2020).
BIANCA KREMER
Professora e pesquisadora em Direito e Tecnologia. Doutoranda em Direito pela PUC-Rio. Mestre em Direito Constitucional pela UFF. Bacharel em Direito pela UFRJ. Foi Research Fellow na Universidade de Leiden (Holanda) no Center of Law and Digital Technologies (bolsista Coimbra Group). Membro do Núcleo de Direito e Novas Tecnologias – DROIT (PUC-Rio). Coordenadora de pesquisa no Laboratório Empresa e Direitos Humanos (LeDH.uff) na linha “Direito, Novas Tecnologias e Sociedade”. Professora do Instituto Infnet na graduação e no MBA em Gestão de Segurança da Informação. Professora convidada na PUC-Rio, Universidade Veiga de Almeida, ITS-Rio e Instituto New Law. Atualmente é coordenadora acadêmica no Instituto Dannemann Siemsen (IDS).
PABLO NUNES
Diretor Executivo do Aqualtune Lab; Doutor em Ciência Política; Coordenador adjunto do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania – CESeC; Coordenador da Rede de Observatórios da segurança.
PEDRO DIOGO CARVALHO MONTEIRO
Pesquisador de tecnologias de vigilância no sistema penal a partir de lentes raciais. Mestrando em Direito Penal e Liberdades Públicas na Universidade Federal da Bahia. Graduado em Direito pela Universidade do Estado da Bahia. Membro do AqualtuneLab.
CELSO EDUARDO LINS DE OLIVEIRA
Diretor Executivo do Aqualtune Lab; Formado em Engenharia Agrícola, UFV,1992; Mestrado em Engenharia Agrícola e Eletrificação Rural, UFV, 1995; Doutorado em Agronomia e Eficiência Energética, Universidad Politécnica de Madrid, 2001; Titulação: Livre-docência em Eletrificação Rural, FEAGRI/UNICAMP, Campinas, 2011; Laboratório: Coordenador do Laboratório de Eficiência Energética e Simulação de Processos. Membro da Comissão de Proteção de Dados da OAB/RJ.
PAULO RENÁ DA SILVA SANTARÉM, MSC.
Pesquisador (Cultura Digital & Democracia) e professor da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais (UniCEUB). Mestre em Direito, Estado e Constituição (UnB). Foi gestor do processo de elaboração coletiva do Marco Civil (Ministério da Justiça). Ativista fundador do Instituto Beta: Internet & Democracia, ONG integrante da Coalizão Direitos na Rede.
ERNANE JOSÉ XAVIER COSTA
Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2000), Mestre em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1995) e Bacharel em Fisica pela Universidade Federal de Viçosa (1992). Em 2006, obteve o título de Livre Docência pela Universidade de São Paulo, onde atua como professor coordenando o Laboratório de Física Aplicada e Computacional (LAFAC) na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
MAÍRA VIDA
Advogada; Co-fundadora d o AGANJU – Afro Gabinete de Articulação Institucional e Jurídica/ Coalizão Negra por Direitos; Professora ESA – Escola
Superior de Advocacia-BA; Pesquisadora em Direitos Humanos, eixo centrado em relações raciais, liberdade religiosa, gênero e economia solidaria; Pós Graduanda em Direito Público; Técnica de Nível Superior da Superintendência de Economia Solidária da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes do Estado da Bahia; Conselheira Estadual da OAB BA; e, Presidente da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da OAB-BA.