Paulo Rená

Diretor do Aqualtune Lab. Paulo é doutorando em Direito (Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília – PPGD/UnB). Mestre em Direito, Estado e Constituição (UnB). Professor de Direito, […]

Diretor do Aqualtune Lab. Paulo é doutorando em Direito (Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília – PPGD/UnB). Mestre em Direito, Estado e Constituição (UnB). Professor de Direito, Inovação e Tecnologia e de Responsabilidade Civil (Centro Universitário de Brasília – CEUB) e pesquisador (grupo Cultura Digital & Democracia – CDD). Consultor Sênior do Capítulo Brasil da Internet Society (ISOC Brasil) para os temas criptografia e responsabilidade de intermediários. Conselheiro Consultivo do InternetLAB. Servidor Público Federal (Tribunal Superior do Trabalho – TST). Integrante da ONG Instituto Beta: Internet & Democracia – IBIDEM e do AqualtuneLAB, ambas vinculadas à Coalizão Direitos na Rede. Foi gestor da elaboração coletiva do Marco Civil da Internet no Brasil (Ministério da Justiça – MJ). É associado fundador do Partido Pirata.

Servidor público federal do Tribunal Superior do Trabalho empossado em 2004, atualmente exerce o cargo de assessor jurídico. Entre novembro de 2009 e setembro 2010 atuou na Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, onde foi gestor do projeto de elaboração coletiva do anteprojeto de lei do Marco Civil da Internet no Brasil. Entre junho e setembro de 2012 coordenou o desenvolvimento da pesquisa Modelos de Negócios Abertos (“Open Business Models”) pelo Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.