Aqualtune Lab

Conheça os professores do VI Curso de Formação Antirracista do Aqualtune Lab

O Curso de Formação Antirracista no Direito e na Tecnologia é uma das principais portas de entrada para quem deseja se aprofundar nas pautas e práticas do Aqualtune Lab. Em […]

curso aqualtune antirracista

O Curso de Formação Antirracista no Direito e na Tecnologia é uma das principais portas de entrada para quem deseja se aprofundar nas pautas e práticas do Aqualtune Lab. Em sua sexta edição, afinal, o curso reúne especialistas negros que atuam nas intersecções entre raça, justiça social e tecnologia. Assim, oferece uma abordagem crítica e interdisciplinar sobre temas urgentes da contemporaneidade.

Com aulas remotas, curtas e interativas, a formação dá direito à certificação. Ademais, busca provocar reflexões e inspirar novas formas de atuação no campo do direito digital, da ética tecnológica e da equidade racial. Cada encontro é ministrado por pesquisadores, bem como profissionais reconhecidos que integram os Grupos de Trabalho (GTs) ou exercem cargos de direção no Aqualtune Lab. Assim, trata-se de um espaço dedicado à produção de conhecimento e à incidência política antirracista.

Corpo docente do curso

João Raphael Ramos (@afroliterato)


Responsável por abrir o curso, João Raphael é mestre em Educação e especialista em Ciências Sociais e História da África. Por isso, sua aula conecta tecnologia e ancestralidade negra, explorando também o afrofuturismo como potência de imaginação política e emancipação.

Maíra Vida (@mairavida.adv)


Doutora em Educação e pesquisadora das relações raciais no Direito, Maíra traz uma perspectiva crítica sobre direitos humanos e direito antidiscriminatório. Ela abordará, aliás, como o racismo estrutural impacta a produção e a aplicação das leis no Brasil.

Celso Eduardo Lins de Oliveira (@prof_celso.oliveira)


Codiretor do Aqualtune Lab e membro da Câmara de Segurança e Direitos na Internet do CGI.br, Celso discute a inteligência artificial no presente e no futuro, assim como as implicações éticas e raciais das tecnologias emergentes.

Paulo Rená (@prenass)


Professor e coordenador do GT de Diversidade do Aqualtune Lab, Paulo é referência em regulação digital e direitos fundamentais na internet. Sua aula percorre temas como big techs, streaming e proteção de dados, relacionando-os às desigualdades raciais.

Júlia Santa Anna Mello (@_sempre_santa_anna_mello)


Especialista em Direito Digital e Compliance, Júlia coordena o GT de Plataformas Digitais e ministra a aula “Encruzilhadas Digitais: Corpo, Periferia e Justiça nas Plataformas”, trazendo uma perspectiva interseccional sobre poder e algoritmos.

Isabel Xavier (@xavier.isabel)

Pesquisadora das interseções entre raça, tecnologia e saúde, Isabel coordena o GT de Saúde Digital do Aqualtune Lab. Especializada em Mídias Digitais e mestranda em Relações Étnico-Raciais, ela dedica sua atuação a compreender como as inovações tecnológicas impactam o acesso e o cuidado com a saúde da população negra. 

José Vitor (@zezovitor)


Pesquisador de Relações Raciais e mestrando em Direito e Desenvolvimento pela FGV, José aborda o tema da inclusão digital e do letramento tecnológico da população negra. Assim, destaca os desafios da conectividade e da autonomia digital.

Arthur Almeida


Codiretor executivo do Aqualtune Lab e coordenador do Observatório Agyindawuru, Arthur ministra a aula “Discriminação racial por algoritmos”, examinando como sistemas de vigilância e reconhecimento facial reproduzem desigualdades e violências raciais.

Leia mais: Aqualtune Lab abre inscrições para curso de formação antirracista no Direito e na Tecnologia

Uma formação para pensar o futuro com consciência

O curso propõe caminhos para uma educação antirracista mediada por tecnologias, estimulando o pensamento crítico, a pesquisa e o engajamento social. Ou seja, essa é uma oportunidade única para quem busca compreender como as estruturas digitais e jurídicas podem tanto reproduzir quanto combater o racismo.

Fique de olho: as inscrições se encerram nessa sexta-feira (14/11), às 14h!

📅 Data: 15 de novembro
💻 Formato: online e gratuito
🔗​ Inscrições: preencha esse formulário

Rolar para cima