Aqualtune Lab

Quilombo Tech 2025: planejamento estratégico e construção coletiva para 2026

O Aqualtune Lab realizou, neste novembro, mais uma edição do Quilombo Tech: encontro interno anual dedicado ao planejamento estratégico da organização. Por isso, o evento reúne a diretoria, coordenadores e […]

Equipe quilombo tech

O Aqualtune Lab realizou, neste novembro, mais uma edição do Quilombo Tech: encontro interno anual dedicado ao planejamento estratégico da organização. Por isso, o evento reúne a diretoria, coordenadores e demais membros para fortalecer a governança, alinhar prioridades e estruturar o marco lógico que orientará o trabalho coletivo em 2026.

Durante o primeiro dia, a equipe mergulhou na revisão do marco lógico do Aqualtune Lab, a fim de garantir coerência entre missão, visão, resultados esperados e ações estratégicas. A partir desse alinhamento, cada Grupo de Trabalho (GT) pode refinar seus planos, definindo as prioridades para o próximo ciclo de atuação.

Já no segundo dia do Quilombo Tech, o foco foi definiro calendário de ações para 2026, distribuindo as entregas de cada GT ao longo do ano, de forma integrada e alinhada ao plano estratégico consolidado.

Inspiração e alinhamento político-tecnológico

A reunião teve início com a declaração do Comitê de Tecnologia da Marcha das Mulheres Negras, declamada pela diretora executiva do Aqualtune Lab,  Ana Carolina Lima. O documento, que reforça que as tecnologias não são neutras e que sistemas digitais reproduzem e aprofundam lógicas racistas, patriarcais e coloniais.

A reflexão alinhou o grupo aos princípios que orientam o Aqualtune Lab – que também fez parte do comitê já mencionado – especialmente no enfrentamento à discriminação algorítmica, aos monopólios tecnológicos, à vigilância digital e à exclusão estrutural de mulheres negras no setor.

O Comitê reivindica o direito de decidir sobre tecnologias que impactam territórios e ecossistemas, agenda que também atravessa os projetos do Aqualtune.

Revisão do marco lógico e análise de conjuntura

A equipe mergulhou na revisão do marco lógico da organização e nossa diretoria conduziu uma análise detalhada da conjuntura de 2025, marcada por desafios significativos.

Com a reorganização e o resgate das atividades, ampliar a equipe e fortalecer as coordenações de GT se tornou imperativo. A avaliação desse percurso reforçou a importância do Quilombo Tech como espaço de consolidação, retomada e projeção estratégica.

Retomada dos GTs, expansão e articulação institucional

Entre as propostas debatidas para fortalecer a atuação do instituto, estavam a realização de mais eventos, o mapeamento de editais, a articulção com movimentos negros e a elaboração de projetos conjuntos com organizações interessadas em colaborar com o Aqualtune Lab.

Também surgiu o alerta sobre instituições que buscam usufruir de uma associação simbólica ao instituto para impulsionar suas pautas sem oferecer contrapartidas, reforçando a necessidade de relações institucionais mais equilibradas e sustentáveis.

Leia mais: Conheça os professores do VI Curso de Formação Antirracista do Aqualtune Lab

Pauta racial, contexto político e desafios para 2026

A análise política também teve destaque. Afinal, constatou-se a urgência de racializar o debate público, considerando a proximidade do próximo período eleitoral para o executivo dos governos estaduais e nacional.

Foi necessário destacar também como o calendário de 2026 será complexo. O que acontece, por exemplo, em função de grandes eventos que mobilizam o país. Então, o período exige foco e clareza para que a organização não seja absorvida por demandas externas. 

Leia mais: Observatório Agyindawuru investiga o uso do reconhecimento facial no sistema de Justiça brasileiro

Estrutura organizacional, governança e gestão de equipes

O Quilombo Tech também foi espaço para refinar a governança interna. A diretoria apresentou o novo organograma do Aqualtune Lab, incluindo novos colaboradores e mudança de cargos. Em seguida, também foram detalhadas as funções das coordenações, que incluem reuniões mensais, definição de planos de trabalho e acompanhamento de resultados.

Comunicação institucional e participação ativa

A comunicação também foi pauta do encontro. Foi reforçada a importância de padronizar a divulgação de participações do Aqualtune em eventos externos, garantindo alinhamento institucional e fortalecimento da presença pública da organização.

Além disso, fica o dever de consolidar nossa identidade: um quilombo contemporâneo, com protagonismo de mulheres negras, presença de pessoas LGBTQIAP+, pensamento crítico, compromisso antirracista e abordagem anticapitalista. 

Conclusão

O Quilombo Tech é um dos momentos mais importantes do ciclo anual do Aqualtune Lab. Além de fortalecer a cultura de cuidado, participação e corresponsabilidade, o encontro garante que a organização siga crescendo de forma estruturada e estratégica. Para, assim, continuar impulsionando inovação, justiça racial e transformação social a partir da perspectiva negra.

A partir das prioridades elencadas pela diretoria do Aqualtune Lab para 2026, cada GT distribuiu suas entregas ao longo do ano, compondo um cronograma integrado que servirá de base para execução e monitoramento de ações, assim como captação de recursos. O exercício consolidou o plano estratégico e garantiu que toda a estrutura esteja alinhada para o próximo ciclo.

Rolar para cima