III Turma do Curso de Formação Antirracista no Direito e na Tecnologia
curso FormaçãoPágina de informações sobre o III Curso de FORMAÇÃO ANTIRRACISTA NO DIREITO E NA TECNOLOGIA. O curso é voltado para advogades, estudantes de direito, bacharéis em direito, tecnologia da informação, cientistas sociais e polítiques, engenheires e demais ramos da tecnologia.
O III Curso de FORMAÇÃO ANTIRRACISTA NO DIREITO E NA TECNOLOGIA é voltado para advogades, estudantes de direito, bacharéis em direito, tecnologia da informação, cientistas sociais e polítiques, engenheires e demais ramos da tecnologia.
O curso começará no dia 26 de março de 2022 e irá até o dia 07/05 de 2022. As aulas serão de 15 em 15 dias e aos sábados, das 8h às 17h, com intervalo no horário do almoço.
Content missing
Conheça as professoras e professores do curso:
[Aula 01] Como Fazer um Algoritmo – Celso Eduardo Lins
Diretor Executivo do Aqualtune Lab; Formado em Engenharia Agrícola, UFV,1992; Mestrado em Engenharia Agrícola e Eletrificação Rural, UFV, 1995; Doutorado em Agronomia e Eficiência Energética, Universidad Politécnica de Madrid, 2001; Titulação: Livre-docência em Eletrificação Rural, FEAGRI/UNICAMP, Campinas, 2011; Laboratório: Coordenador do Laboratório de Eficiência Energética e Simulação de Processos. Membro da Comissão de Proteção de Dados da OAB/RJ.
[Aula 01] Direitos Humanos – Maíra Vida
Advogada; Co-fundadora do AGANJU – Afro Gabinete de Articulação Institucional e Jurídica/ Coalizão Negra por Direitos; Professora ESA- Escola Superior de Advocacia-BA; Pesquisadora em Direitos Humanos, eixo centrado em relações raciais, liberdade religiosa, gênero e economia solidaria; Pós Graduanda em Direito Público; Técnica de Nível Superior da Superintendência de Economia Solidária da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes do Estado da Bahia; Conselheira Estadual da OAB BA; e, Presidente da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da OAB-BA.
[Aula 01] Inteligência Artificial – Ernane Xavier
Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2000), Mestre em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1995) e Bacharel em Fisica pela Universidade Federal de Viçosa (1992). Em 2006, obteve o título de Livre Docência pela Universidade de São Paulo, onde atua como professor coordenando o Laboratório de Física Aplicada e Computacional (LAFAC) na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos.
[Aula 01] Direitos Digitais – Bianca Kremer
Advogada, professora e pesquisadora em Direito e Tecnologia, com atuação em Teoria do Direito Privado, pensamento afrodiaspórico e decolonialidade. Doutora em Direito pela PUC-Rio. Mestre em Direito Constitucional pela UFF. Bacharel em Direito pela UFRJ. Foi Research Fellow na Universidade de Leiden (Holanda) no Center of Law and Digital Technologies (bolsista Coimbra Group). Membro do Núcleo de Direito e Novas Tecnologias – DROIT (PUC-Rio). Coordenadora de pesquisa no Laboratório Empresa e Direitos Humanos (LeDH.uff) no projeto: Direito e tecnologia em perspectiva afrodiaspórica. Professora do Instituto Infnet no MBA em Gestão de Segurança da Informação e no curso de graduação em Administração. Professora convidada na PUC-Rio, Instituto New Law e ITS-Rio. Foi professora substituta na UFRJ (2015-2016) e na UFF (2018-2020). Foi coordenadora acadêmica no Instituto Dannemann Siemsen (IDS) (2020-2021). Atua nas áreas de Direito Civil, Privacidade e Proteção de Dados, Direito Digital, Ética & Inteligência Artificial e Propriedade Intelectual.
[Aula 02] Reconhecimento e Processamento de Imagem – Ana Carolina Silva
Ana Carolina Silva é professora Doutora na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos-USP. Graduada em Física pela Universidade de São Paulo (2002) com Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Zootecnia pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Zootecnia de Precisão, Processamento Digital de Sinais e Análise de imagens. Atuando na área de zootecnia de precisão,com enfase em processamento de sinais biológicos e processamento digital de imagens.
[Aula 02] Criminologia – Arthur Almeida
Assessor jurídico-administrativo do Aqualtune Lab, Advogado criminalista e sócio fundador do escritório Almeida Barbosa advocacia; Pesquisador em tecnologias e surveillance; Pós-graduando em Advocacia Extrajudicial e Proteção de dados e LGPD; Certificado pela ABPI em Proteção de dados e governança digital. Membro da Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia ABJD, Membro da Comissão de Proteção de Dados da OAB/RJ e membro da Frente de Juristas Negras e Negros do RJ (FJUNN).
[Aula 02] – Evolução e Introdução à LGPD
Natane da Silva Santos Mulher preta, co-fundadora do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Luiza Mahin, co-fundadora do Curso de Extensão Jurista Luiz Gama, ex-monitoria da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual e da Data Privacy Brasil, Colaboradora da Comissão de Proteção de Dados da OAB RJ, Integrante do AqualtuneLab, graduanda e pesquisadora de Direitos e Novas Tecnologias da UFRJ.
[Aula 3] Marco Civil – Paulo Rená
Pesquisador (Cultura Digital & Democracia) e professor da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais (UniCEUB). Mestre em Direito, Estado e Constituição (UnB). Foi gestor do processo de elaboração coletiva do Marco Civil (Ministério da Justiça). Ativista fundador do Instituto Beta: Internet & Democracia, ONG integrante da Coalizão Direitos na Rede.
[Aula 03] Machine Learning – Valdinei Freire
Valdinei é formado em Engenharia da Computação (2002) e possui Doutorado em Engenharia Elétrica (2009), ambos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Desde 2011 é professor doutor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades na Universidade de São Paulo (EACH – USP) onde ministra aulas no curso de Sistemas de Informação e faz parte do programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação (PPgSI) na linha de Sistemas Inteligentes. Concentra sua pesquisa em Planejamento Probabilístico e Aprendizado de Máquina, considerando principalmente métodos para tomada de decisão. Integra o grupo de pesquisadores e pesquisadoras do C4AI (Center for Artificial Intelligence), centro criado em 2020 na Universidade de São Paulo em edital conjunto da IBM e FAPESP, no qual também faz parte do Comitê de Inclusão e Diversidade.
[Aula 3] Reconhecimento Facial – Pablo Nunes
Diretor Executivo do Aqualtune Lab; Doutor em Ciência Política; Coordenador adjunto do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania – CESeC; Coordenador da Rede de Observatórios da segurança.
[Aula 03] Direito Antidiscriminatório – Ana Carolina Lima
Advogada, oriunda do município de Teresópolis/RJ. Iniciou sua trajetória em movimentos de juventude ainda em Teresópolis por meio de grêmios estudantis, que presidiu por duas gestões. Ainda em movimentos de juventude, presidiu o Interact Club Teresópolis, órgão de juventude do Rotary Club, tendo reconhecimento internacional com o prêmio Paul Harris. Diretora jurídica do Movimento de Cultura Afro-Brasileira de Teresópolis – MOCABTE; Membra fundadora da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD (Conselho de Ética e Sec. Diversidades); Coordenadora da ABJD – Núcleo RJ (2021); Ouvidora Adjunta da OAB/RJ (2019 – 2021); Secretaria Geral da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RJ (2021); Membra fundadora da Frente de Juristas Negras e Negros – FJUNN; Membra do Instituto da Advocacia Negra Brasileira – IANB; Membra fundadora do Movimento da Mulher Advogada; Integrante do coletivo Advogadas do Brasil; Diretora Executiva do AqualtuneLab.
[Aula 04] Mercado de Trabalho e Tecnologia – Andreza Rocha
Andreza Rocha é Head de Operações e Diversidade da BrazilJS, Fundadora e Diretora Executiva do Afroya Tech Hub. Ativista e aliada pela diversidade, equidade e inclusão de minorias subrepresentadas no ecossistema de TI e Inovação. Acredita na transformação social através da tecnologia.
[Aula 04] Ativismo Social e Tecnologia – Thaís da Silva Nogueira
Thaís da Silva Nogueira é licencianda em Ciências Sociais pela Uninove, ex aluna do Curso de Sociologia e Política da FESP-SP, Co-vereadora do Mandato Ativista em São José do Rio Pardo, co-fundadora do Movimento Rio-pardense de Cultura Afro-brasileira (MORICAB), integrante do Coletivo Feminista Mulherio.
Quer saber mais sobre os cursos?
Envie um email para formacao@aqualtunelab.com.br com cópia para aqualtunelabenvios@gmail.com e tire suas dúvidas.