Blog

Audiência Pública sobre Instalações de Câmeras de Reconhecimento Facial em Recife

Carta Aberta Recife Reconhecimento Facial

Em uma ação que se seguiu à publicação da Carta Aberta endereçada à Prefeitura do Recife, que contou a subscrição de várias entidades da CDR, o IP.rec vem mobilizando Audiência

Em uma ação que se seguiu à publicação da Carta Aberta endereçada à Prefeitura do Recife, que contou a subscrição de várias entidades da CDR, o IP.rec vem mobilizando Audiência Pública junto à Câmara dos Vereadores do Recife para promover um debate público sobre a política de segurança baseada em reconhecimento facial na cidade. Em uma ação coletiva com diversas entidades com representação em Recife, entre elas o Centro Popular de Direitos Humanos, a Articulação Negra de Pernambuco (ANEPE), a Rede de Feministas Antiproibicionistas (RENFA) e a Lavits, conseguimos um requerimento suprapartidário para a aprovação da Audiência.

O evento acontecerá dia 16/03, das 14 às 17h, em formato híbrido , com a participação das Secretarias Municipais envolvidas na formulação da política, dos vereadores envolvidos no pedido da Audiência e das entidades da sociedade civil listadas acima. Para que a Audiência gere o engajamento necessário, precisamos de divulgação e da presença da sociedade civil, ainda que remota. Por isso, gentilmente convocamos as entidades da CDR para que, se possível, somem-se ao público amanhã à tarde.

Barrar a política que vem sendo gestada em Recife irá fortalecer as diversas ações de banimento/sustação do reconhecimento facial que estamos acompanhando em outras capitais do país, como em Salvador, São Paulo, Vitória, Rio de Janeiro e tantas outras.