Blog

A advogada Ana Carolina Lima, mulher negra, foi convidada para o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) presidido pelo Presidente Lula

Ana Carolina Lima Governo Federal Notícia

Com mais de 30 anos de trabalhos voluntários em prol da Justiça Social, a advogada civilista é também ativista em Direitos Humanos e Tecnologias Digitais

Sócia-fundadora do escritório Romana & Lima Advogadas Associadas, codiretora executiva do Aqualtune Lab, membra do conselho administrativo da Coalizão Direitos na Rede (CDR) e ainda integra a coordenação  executiva nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Ana Carolina Lima aceitou o convite para compor o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República.


Ana Carolina Lima iniciou sua trajetória político-social seguindo os passos de sua mãe, a Dra. Rosa Maria de Lima, uma mulher negra advogada à frente do seu tempo. Pioneira em várias frentes no Estado do Rio de Janeiro, fundou o Movimento de Cultura Afro-brasileira de Teresópolis – RJ. A nova conselheira presidiu grêmios estudantis, presidiu o Interact Club afiliado ao Rotary Club, onde recebeu títulos importantes pela sua liderança no desenvolvimento de trabalhos sociais.

Na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio de Janeiro (OAB-RJ) foi Diretora na Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (CAARJ), foi vice-presidente na Comissão de Bioética e Biodireito, foi assessora de relatoria do Relatório Parcial da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil. Atualmente é coordenadora de proteção de dados e Direitos Humanos da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados da OAB RJ. A jurista tem uma vida inteira aquilombada em Movimentos Sociais na luta pelas garantias dos Direitos Humanos e defesa intransigente da Democracia.

O Decreto 11.454, de 24 de março de 2023, é o marco legal do CDESS, que, dentre outras atribuições, auxilia o presidente na formação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico social sustentável, além de analisar propostas de políticas públicas e reformas, articulando a relação do governo com os setores da sociedade.