Ditadura Nunca Mais! 60 anos do golpe cívico-militar de 1964
1964 Ditadura Golpe militar❌𝐃𝐢𝐭𝐚𝐝𝐮𝐫𝐚 𝐧𝐮𝐧𝐜𝐚 𝐦𝐚𝐢𝐬!❌1º 𝐝𝐞 𝐚𝐛𝐫𝐢𝐥 𝐝𝐞 2024 – 60 𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐠𝐨𝐥𝐩𝐞 𝐝𝐞 1964 A importância da memória e do movimento negro na luta contra o golpe cívico-militar de 64
❌𝐃𝐢𝐭𝐚𝐝𝐮𝐫𝐚 𝐧𝐮𝐧𝐜𝐚 𝐦𝐚𝐢𝐬!❌
1º 𝐝𝐞 𝐚𝐛𝐫𝐢𝐥 𝐝𝐞 2024 – 60 𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐠𝐨𝐥𝐩𝐞 𝐝𝐞 1964
A importância da memória e do movimento negro na luta contra o golpe cívico-militar de 64 está registrada nos documentos das Comissões da Verdade. As fotos que escolhemos para o nosso post são do lendário fotógrafo ativista Januário Garcia, publicadas no Relatório da Comissão da Verdade do Rio (2015).
As Comissões da Verdade são instituições históricas estabelecidas em países que passaram por momentos de instabilidade política, com a suspensão dos direitos individuais e das normas democráticas, como as ditaduras. A primeira Comissão da Verdade surgiu em Uganda, para investigar as violações dos direitos humanos durante o governo autoritário do general Idi Amin Dada. Essas comissões desempenharam um papel importante na investigação dos crimes cometidos pelas ditaduras latino-americanas, incluindo as do Uruguai, Chile, Paraguai, Argentina e Brasil.
A Comissão Nacional da Verdade – CNV, criada pela lei n. 12.528/11, concentrou-se em apurar as graves violações aos direitos humanos cometidas pelo Estado brasileiro entre 1946 e 1988, com ênfase nos 21 anos da ditadura iniciada em 1964 e serviu de inspiração para a criação de órgãos semelhantes nos níveis estaduais, municipais e em organizações não governamentais, como sindicatos.
Os relatórios finais de várias dessas comissões, apresentando suas conclusões e recomendações estão disponíveis no site (link clicável nos stories)
https://www.gov.br/memoriasreveladas/pt-br/assuntos/comissoes-da-verdade
Descrição da foto 1: Foto em preto em branco com milhares de pessoas com cartazes, numa extensa rua à noite. A maioria dos manifestantes são pessoas negras, que foram às ruas na Marcha promovida pelo Movimento Negro, em maio de 1988, contra a farsa da Abolição.
Descrição da foto 2: Foto em preto em branco com oito dirigentes negras e negros atrás de uma mesa com bandeiras do movimento negro, na Posse da diretoria do Instituto de Pesquisas da Cultura Negra em 1983.
📷 Fotos: Januário Garcia – Reprodução do Relatório da Comissão da Verdade do Rio (CEV-Rio) – 2015