Blog

Apoiamos a Vera Lúcia Santana Araújo para o STF!

Ministra Negra STF Vera Lúcia Santana Araújo

Você sabia que em 132 de história do Supremo Tribunal Federal ( supremotribunalfederal ), nunca houve uma ministra negra e progressista na corte? ☑️ Em outubro, com a aposentadoria da

Você sabia que em 132 de história do Supremo Tribunal Federal ( supremotribunalfederal ), nunca houve uma ministra negra e progressista na corte?

☑️ Em outubro, com a aposentadoria da Ministra Rosa Weber, o presidente Lula nomeará aquela que ocupará o órgão guardião da Constituição Federal pelas próximas décadas.

🧡 O coletivo Aqualtune Lab apoia a indicação da jurista Vera Lúcia Santana Araújo ( @veraluciasantanaaraujo ), que é experimentada no movimento popular nacional e conta com mais de 30 anos de atuação em diversos ramos do direito nas esferas privada e pública.

✊🏾Ter uma ministra negra progressista no STF é essencial para avançar na necessária transformação do sistema de justiça brasileiro, por todas as mudanças estruturais na forma como a justiça é aplicada.

Leia a Carta da Frente de Jurista Negros e Negras:

https://drive.google.com/file/d/16cxoUn8Ul1k0OVjWldjy8jeNW7JhjssF/view

Servimo-nos da presente para manifestar o nosso apoio à brilhante advogada

Vera Araújo, membra honorária da

FJUNN – Frente de Juristas Negras e Negros, que exerce a advocacia há mais de 30 anos, com notória competência técnica. Sua vida é dedicada às causas democráticas, inclusivas, tais como sua destacada atuação ao levar o STJ e o STF a reconhecerem a injúria racial como crime de racismo, bem como, seu compromisso público com a defesa dos direitos sociais e coletivos, centrados na dignidade humana. Vera Araújo é uma profissional aguerrida no propósito de levar para os lugares que ocupa, a urgência de um Sistema de Justiça que contemple a diversidade existente no país.

Em uma sociedade tão diversa e com estrutura racista, machista, homofóbica, patriarcal e com tantos outros vieses discriminatórios e preconceituosos, a vigilância recai, também, na defesa daqueles e daquelas em situação de vulnerabilidade.

É neste sentido que o Supremo Tribunal Federal, instância superior do Poder Judiciário, que solidifica a democracia, precisa ter em sua composição olhares que contemplem as diversidades do nosso país. Assim, poderemos vislumbrar a Justiça de forma ampla e verdadeiramente plural.

A indicação de uma Ministra Negra no STF é importante para toda a sociedade, pois além da missão institucional, a representatividade de uma jurista negra é salutar para o início de uma mudança cultural e, também, para afirmar o urgente compromisso com a reparação histórica a qual o Brasil é tão devedor.

A advogada Vera Araújo é uma

intelectual que nos inspira e almejamos

que ela nos represente no STF.

Por fim, é com muita esperança na evolução do Sistema de Justiça do Brasil que nós, membras e membros da FJUNN, corroboramos o eco da sociedade de que chegou a vez de MULHERES NEGRAS NO STF! Não dá mais para esperar!

E o nosso nome é

VERA LÚCIA SANTANA ARAÚJO.

PDF Embedder requires a url attribute